MADEIRA Meteorologia

RIR repudia atitude de Eduardo Jesus no parlamento regional e exige pedido de desculpas público

Data de publicação
18 Junho 2025
8:27

O Partido Reagir Incluir Reciclar (RIR) manifestou, em comunicado, o seu total repúdio pela atitude do Secretário Regional do Turismo, Ambiente e Cultura, Eduardo Jesus, ao referir-se a uma deputada da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira como “gaja”, durante o debate do Orçamento Regional de 2025.

“Consideramos esta expressão absolutamente inaceitável e ofensiva, não apenas para a deputada visada, mas para todas as mulheres que participam na vida política e institucional da Região. Este tipo de linguagem demonstra uma preocupante falta de respeito pela dignidade do Parlamento e pela igualdade de género na representação política”, aponta o partido, através de um comunicado enviado à redação.

O partido sublinha que o exercício de cargos governativos exige responsabilidade, elevação e exemplo. “A linguagem utilizada pelo secretário regional está longe desses valores e contribui para a degradação do debate democrático”, frisa.

O RIR exige um pedido de desculpas público e imediato, e reafirma o seu compromisso com uma política baseada no respeito, na igualdade e na seriedade institucional.

“O respeito não é facultativo. É a base da democracia”, remata.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas