MADEIRA Meteorologia

RIR exige pagamento de ordenados em atraso no contact center da Segurança Social

Data de publicação
04 Outubro 2025
12:58

O Partido RIR Reagir- Incluir- Reciclar exigiu hoje, em comunicado, o “rápido pagamento dos ordenados em atraso no Centro de Contato da Segurança Social, o único do país do Instituto de Segurança Social a funcionar em Castelo Branco”.

O partido diz que o serviço, que é prestado em regime de outsourcing por empresas externas desde a sua reativação naquela cidade em Dezembro de 2017, foi concessionado ao consórcio CTT-Reditus entre 1 de Outubro de 2022 e 30 de Setembro passado.

“Os trabalhadores porém tinham contrato com a empresa Reditus que não pagou os vencimentos dos funcionários referentes ao mês de Setembro, situação que se mantém. A nova empresa cuja concessão se iniciou em 01 de Outubro não tem responsabilidade nenhuma pelo atraso manifestando até grande compreensão pela situação. Mas a Reditus que já no ano passado teve ordenados em atraso para com os cerca de 150 trabalhadores do centro, desta vez ainda não regularizou a situação”, indica.

O RIR considera inadmissível que os funcionários de um serviço público da Segurança Social se encontrem sem vencimentos, o que os afeta gravemente e às respetivas famílias, estando em causa as condições básicas da sua sobrevivência.

“Sendo certo que se tratam de funcionários que deveriam ter recebido os ordenados da empresa Reditus com quem tinham relação contratual, o Instituto de Segurança Social tem a responsabilidade também de diligenciar para que a situação seja solucionada rapidamente”, refere.

“Uma vez que a concessão do serviço para a segurança social foi entregue por concurso público ao consórcio CTTReditus, os Correios de Portugal- que aliás são detentores do Banco CTT- não podem ser excluídos de responsabilidade quanto mais não seja moral de resolução do problema. O Reagir Incluir Reciclar considera inaceitável que esta situação tenha ocorrido e se mantenha e exige que os ordenados dos trabalhadores do centro de contato da segurança social sejam imediatamente pagos terminando com esta situação vergonhosa e inadmissível”, remata.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas