MADEIRA Meteorologia

RIR denuncia acampamento ilegal junto ao Hospital dos Marmeleiros

Data de publicação
13 Agosto 2025
10:41

O Partido Reagir Incluir Reciclar (RIR) manifestou hoje a sua preocupação com a presença de um acampamento improvisado nos terrenos recentemente limpos junto ao Hospital dos Marmeleiros, no Funchal.

Segundo relatos e imagens partilhadas por populares, o partido indica que se trata aparentemente de um casal de estrangeiros que, sem condições adequadas, instalou-se no local.

“Esta situação levanta sérias questões de segurança, saúde pública e uso indevido de espaço público, especialmente tendo em conta que a limpeza destes terrenos foi realizada há poucos dias, na sequência de alertas e denúncias do RIR sobre o perigo de acumulação de vegetação e lixo”, refere o partido, num comunicado enviado à redação.

O RIR considera, por isso, “inaceitável que, passados poucos dias da intervenção, o espaço seja ocupado de forma irregular e sem qualquer resposta das autoridades competentes. Não se trata apenas de preservar o resultado da limpeza — trata-se de garantir que zonas sensíveis, próximas de uma unidade hospitalar, não se transformem em locais de pernoita improvisada, colocando em risco a higiene, a segurança e a dignidade das pessoas envolvidas”, reforça.

Nesse sentido, o RIR exige à Câmara Municipal do Funchal e ao Governo Regional uma intervenção célere para assegurar o realojamento digno destas pessoas; reforçar a vigilância e fiscalização destes terrenos; e garantir que as áreas limpas se mantêm seguras e livres de ocupações irregulares.

“Manter os espaços públicos cuidados exige mais do que ações pontuais — requer planeamento, monitorização e resposta rápida a situações que ponham em causa a saúde, a segurança e a imagem da nossa cidade”, remata.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Geógrafo / Colaborador Europe Direct Madeira
23/03/2026 03:30

Pois, boa pergunta! Agora, há que “engolir em seco” a mais recente trapalhada de Trump. Mais uma, diga-se, para juntar ao extenso rol de decisões desastrosas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como encara a grande subida do preço dos combustíveis?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas