A Ribeira Brava assinalou hoje o Dia Mundial do AVC - Acidente Vascular Cerebral, através de uma sessão que pretendeu, essencialmente, lembrar a importância da prevenção. Ricardo Nascimento, presidente da Câmara, realçou a "grande responsabilidade" do município na promoção da literacia em saúde, informando e consciencializando os ribeira-bravenses sobre os cuidados terem nesta situação.
"As competências da autarquia em termos de saúde são ínfimas, mas há uma competência muito importante que é a promoção da literacia em saúde", afirmou o autarca, recordando que a prevenção é o melhor remédio.
Nascimento também ressalvou o compromisso da Ribeira Brava em fornecer todos os equipamentos necessários para promover a atividade física, desde a oferta privada de ginásios à marginal, assim como a aposta na área da nutrição ao serviço da comunidade
Na sessão de abertura discursou também o Secretário Regional da Saúde, Pedro Ramos, além do Coordenador da Unidade de AVC do SESARAM, Patrício Freitas, o médico Pedro Freitas e a enfermeira Arlinda Oliveira, ambos da Unidade de AVC do SESARAM.
O segundo painel foi formado pelo nutricionista municipal Orlando Fiqueli que apresentou a Dieta DASH, também conhecida por Abordagem Diatética para a Hipertensão; a psicóloga Jéssica Pereira que destacou a importância da reabilitação cognitiva após um AVC, e a professora de Educação Física Luísa Pereira que apresentou um estudo relacionando a atividade física e o risco de AVC.
Mónica Rodrigues