O concelho da Ribeira Brava volta a receber o projeto “Um Dia Pela Vida”, iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro, cerca de 15 anos após uma edição que ficou marcada por resultados recorde na região. Sob o mote “Ribeira Brava Abraça a Vida”, o movimento já está no terreno e mobiliza dezenas de equipas e centenas de participantes.
A nova edição arrancou oficialmente a 26 de abril, com uma cerimónia de abertura que assinalou o início de vários meses de atividades solidárias. Até ao momento, o projeto conta com 28 equipas ativas e cerca de 400 participantes, números que refletem uma forte adesão da comunidade local.
A iniciativa tem como objetivo sensibilizar para a luta contra o cancro e angariar fundos para apoio a doentes oncológicos, apostando num modelo de envolvimento comunitário que combina ações de solidariedade com momentos de convívio. O programa culminará numa jornada final, a decorrer entre os dias 3 e 4 de outubro.
A organização destaca o legado deixado pela edição anterior, que colocou a Ribeira Brava em destaque a nível regional, quer pela mobilização de equipas, quer pelos fundos angariados. Esse histórico é agora apontado como motivação para uma nova fase de participação ativa.
As primeiras atividades decorrem já nos dias 2 e 3 de maio, com iniciativas promovidas pela equipa da Junta de Freguesia do Campanário, dando início a uma agenda que se prolongará ao longo dos próximos meses. Assim, amanhã, sábado, decorre o ‘Mercadinho do Dia da Mãe’, no Centro Cívico do Campanário. A ação de sensibilização ‘Cuidar de quem sempre cuidou. Filhos e a doença oncológica materna«, com a psicóloga Sofia Ramos é outra iniciativa para amanhã.