A 19.ª edição do AgenteX – Campeonato Regional de Resolução de Problemas de Matemática, teve o seu epílogo na manhã desta quinta-feira, com a realização da final, nas instalações da Escola Básica e Secundário com Pré-Escolar e Creche Bispo D. Ferreira Cabral, em Santana.
Foram 118, de entre 824 que disputaram ao longo deste ano letivo, os alunos dos 2.º e 3.º ciclos que conseguiram o apuramento para a realização da prova final, que transcende o formato de uma simples competição. Na verdade, o AgenteX é um projeto que promove a literacia matemática e o pensamento computacional de forma envolvente e criativa. Inspirado pelo paradigma das Aprendizagens Essenciais, desafia os estudantes a resolver problemas complexos, estimulando o raciocínio lógico, o espírito crítico e a autonomia.
A entrega de prémios, realizada no Parque Temático da Madeira, reservou para os vencedores um cheque no valor de 250 euros, patrocinado pelo Banco Santander, enquanto os segundos classificados receberam bilhetes para observar a vida marítima, uma oferta da VMT Madeira. Já os terceiros classificados ganharam uma viagem para o Porto Santo, cortesia da Porto Santo Line.
Premiados
AgenteX Mini (5.º e 6.º anos)
1.º Cristopher Silva (EBS Padre Manuel Álvares)
2.º Vitorino Gouveia (Colégio Infante D. Henrique)
3.º Maria Freitas (Colégio Infante D. Henrique)
AgenteX Max (7.º e 8.º anos)
1.º Simão Brito (EBS Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas)
2.º Daniel Mendonça (EBS/PE/C Bispo D. Manuel Ferreira Cabral)
3.º Bruno Nápoles (Externato da Apresentação de Maria)