Carlos Pereira, deputado do Partido Socialista-Madeira à Assembleia da República, está confiante que a Região irá dispor de mais meios financeiros para reforçar o investimento público e para promover a competitividade da sua economia, por via das verbas do Plano de Recuperação e do próximo quadro comunitário de apoio.
O parlamentar destaca que esta semana foram aprovados no Parlamento Europeu os regulamentos do FEDER e do Fundo de Coesão, dando mais um passo para o acesso aos programas mais relevantes no quadro dos apoios europeus.
"Se este é sempre um momento relevante e decisivo, o estado da pandemia, o seu agravamento e as crescentes dificuldades da economia portuguesa - em particular as óbvias e tremendas preocupações com a economia regional - tornam este ato num passo muito relevante e motivo de maior esperança, tendo em conta a necessidade de acelerar os meios da 'bazuca' europeia e do Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027", refere o socialista.
No caso da Madeira, Carlos Pereira sublinha que esta terá um Plano de Recuperação que, tendo em conta os avultados meios disponíveis - quase 600 milhões de euros -, permitirá "um reforço tremendo do investimento público e da criação de condições de competitividade económica". Além disso, o deputado dá conta que os madeirenses terão ainda um Quadro Financeiro Plurianual com muito maior dimensão financeira, tendo em conta que o PIB per capita regional caiu, fazendo a Madeira passar para região de coesão e, portanto, com acesso a mais meios.