MADEIRA Meteorologia

Região reforça apoio às Damas Portuguesas de Caracas

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
27 Janeiro 2025
15:04

O diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Sancho Gomes, reuniu-se, no Palácio do Governo, com a presidente da Sociedade de Beneficência das Damas Portuguesas de Caracas, Lucelita de Rodrigues. Uma audiência que serviu para “reforçar o compromisso do Governo Regional da Madeira em apoiar o trabalho desenvolvido por esta associação junto da comunidade madeirense na Venezuela.”

Durante o encontro, foram discutidas questões relacionadas com a comunidade madeirense residente em Caracas, destacando-se a importância do papel desempenhado pela Sociedade de Beneficência das Damas Portuguesas na ajuda humanitária e social a emigrantes madeirenses e lusos e seus descendentes em situação de vulnerabilidade.

Segundo a nota enviada, o Governo Regional assegurou a continuidade do apoio financeiro às Damas Portuguesas, bem como a todo o movimento associativo da diáspora madeirense que tenha um cariz solidário e humanitário. O apoio destina-se a garantir que as ‘Damas’ possam continuar a sua missão solidária, que inclui a organização de eventos de angariação de fundos e a distribuição de cabazes alimentares aos mais carenciados.

“O trabalho desenvolvido pela Sociedade de Beneficência das Damas Portuguesas de Caracas é de extrema importância e merece todo o nosso reconhecimento. Tem sido um pilar de solidariedade, essencial para os madeirenses em Caracas, mas também para a promoção e preservação da nossa cultura e identidade entre as gerações mais jovens na diáspora”, afirmou Sancho Gomes.

A Sociedade de Beneficência, com uma longa história de apoio à comunidade portuguesa em Caracas, promove atividades culturais, educativas e sociais que fortalecem os laços dos emigrantes com a sua terra natal. A preservação da “Madeirensidade” em terras venezuelanas foi outro ponto enaltecido durante a reunião.

Lucelita de Rodrigues, presidente da Sociedade, expressou a sua gratidão pelo apoio contínuo do Governo Regional e manifestou a sua total disponibilidade para continuar a colaborar no desenvolvimento de projetos que beneficiem a comunidade portuguesa na Venezuela.

O encontro reforçou o compromisso do Governo Regional da Madeira em apoiar as associações da diáspora, reconhecendo o impacto positivo das suas ações para os emigrantes e para a promoção da identidade madeirense.

“Estamos profundamente orgulhosos deste trabalho meritório, que reflete o espírito de união e solidariedade das nossas comunidades espalhadas pelo mundo. Continuaremos a apoiar iniciativas como esta, que demonstram o valor da nossa diáspora e o seu impacto na promoção de um futuro mais digno para todos”, concluiu Sancho Gomes.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas