A Região receberá, a partir da próxima quinta‑feira, 19 de fevereiro, a Caravana pela Valorização da Carreira Docente, iniciativa integrada na Campanha Nacional “Somos professores, damos rosto ao futuro!”. A ação contará com a presença do Secretário‑Geral da FENPROF, José Feliciano Costa.
“Ao longo dos três dias, o SPM, em articulação com a FENPROF, percorrerá diversas escolas da Região. Esta iniciativa visa chamar a atenção para as justas reivindicações dos educadores e dos professores, dando visibilidade aos problemas que continuam a afetar a sua carreira e alertando os governantes para a necessidade de adotarem medidas concretas que combatam o problema da falta de docentes, cujo papel é imprescindível na construção de uma sociedade mais justa e solidária”, lê-se em nota do Sindicato dos Professores da Madeira (SPM).
Esta jornada, na Madeira, inicia-se pelas 8h30 do dia 19 de fevereiro, com uma concentração junto à Escola EB1 c/PE da Nazaré, com a presença do Secretário‑Geral da FENPROF.
A Caravana prosseguirá com passagem por várias escolas da zona leste, onde se realizarão plenários e contactos com os docentes.
No dia 20 de fevereiro, a Caravana continuará a percorrer as escolas da RAM. Neste dia, partindo da Escola do Carmo, às 9h10, em Câmara de Lobos, visitará a zona oeste da Madeira, regressando ao Funchal para um plenário / concentração em frente à SRE, pelas 15h30, onde serão reafirmadas as justas reivindicações dos docentes da RAM, sempre com o objetivo de contribuir para a valorização do sistema educativo regional.
No dia 21 de fevereiro, terá lugar o encerramento desta jornada, com uma caminhada pela Educação, na marginal do Funchal, seguida de almoço‑convívio.
O SPM convida a comunicação social a acompanhar os diversos momentos da Caravana, nomeadamente aqueles que contam com a presença do Secretário‑Geral da FENPROF, o plenário em frente à SRE e os momentos em que, diariamente, serão prestadas declarações.