MADEIRA Meteorologia

Realidade virtual ‘revoluciona’ reabilitação da pessoa com deficiência

Data de publicação
19 Dezembro 2023
18:28

O Centro de Inclusão Social da Madeira (CISM) passa a disponibilizar, a partir de hoje, o Laboratório Vivo, uma medida que vai abranger mais de 500 utentes do Departamento de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

Com este novo serviço, a Região ganha um novo paradigma de reabilitação e capacitação da pessoa com deficiência cujo objetivo final é oferecer soluções inovadoras para promover a autonomia, a vida independente e a inserção no mercado de trabalho, em prol da qualidade de vida e inclusão.

“Capitalizamos a Realidade Virtual, os Jogos e Interfaces para explorar mecanismos cerebrais específicos relacionados com a capacitação, a reabilitação e a exploração de novas oportunidades para a pessoa com deficiência”, explicou, esta tarde, a secretária regional de Inclusão e Juventude, Ana Sousa, durante a cerimónia de abertura do Laboratório Vivo.

Baseado na inovação e investigação interdisciplinar, na intersecção da tecnologia, neurociência, capacitação e reabilitação da pessoa com deficiência, este laboratório possibilitará experiências únicas e imersivas a mais de 500 utentes do Departamento de Inclusão da Pessoa com Deficiência, aliando o processo terapêutico à investigação e a capacitação ao processo de valorização das experiências que promovem a autonomização.

Ana Sousa lembra que, “para uma plena participação da pessoa com deficiência, num futuro mais inclusivo, é imprescindível que todos reforcem as condições de participação das pessoas com deficiência, combatendo a exclusão social, eliminando barreiras sociais e físicas, criando redes de suporte e autonomia e promovendo a capacitação das pessoas com deficiência e das suas famílias”.

A Inclusão da pessoa com deficiência é uma das prioridades estratégicas assumidas pelo Governo Regional da Madeira, assim como, o reconhecimento e promoção dos seus direitos fundamentais.

Entre as medidas implementadas na Região, destaque-se o Guia Regional de Cidadania e Inclusão da Pessoa com Deficiência, que congrega toda a informação sobre serviços públicos, apoios e recursos existentes na Madeira, o Programa 100Diferenças, destinado à integração e manutenção no mercado de trabalho das pessoas com deficiência e incapacidade, e a Estratégia Regional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2023-2030.

De referir que o Laboratório Vivo constitui um investimento de 34 mil euros e resultou também do apoio de um mecenas (donativo da empresa SIAG – Sistema Integrado de Apoio à Gestão).

O Laboratório Vivo será dinamizado por uma equipa de profissionais em estreita colaboração com a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI) e conta com um Terapeuta Ocupacional com formação especifica na área da engenharia de reabilitação

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas