MADEIRA Meteorologia

Reaberto troço da Levada das 25 Fontes

Data de publicação
16 Maio 2025
18:33

O troço unidirecional do percurso pedestre PR6 – Levada das 25 Fontes está reaberto, anunciou o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM (IFCN, IP-RAM).

A reabertura acontece após a conclusão dos trabalhos de estabilização do talude sobranceiro à Levada das 25 Fontes, da recuperação do canal da levada, bem como todas as intervenções necessárias à reposição das condições de segurança e transitabilidade do percurso pedestre.

“Com a conclusão destas obras, procede-se à reabertura integral do troço unidirecional do percurso pedestre PR6 – Levada das 25 Fontes, restabelecendo-se o seu funcionamento normal”, destaca o IFCN.

De acordo com um comunicado, a intervenção foi executada pela Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM), em estreita colaboração com o IFCN.

“Apesar dos diversos desafios técnicos e logísticos – nomeadamente a morfologia do terreno, o difícil acesso às zonas de intervenção e a necessidade de transporte manual dos materiais ao longo do percurso —, a mesma foi concluída com sucesso, assegurando-se assim as condições adequadas de circulação e de segurança e a preservação deste emblemático percurso pedestre da Região Autónoma da Madeira”, refere a fonte.

Com a reabertura do troço unidirecional da Levada das 25 Fontes, o percurso pedestre retoma agora o seu funcionamento habitual, com circulação controlada num único sentido: Rabaçal – 25 Fontes (ida) pela Levada das 25 Fontes e 25 Fontes – Rabaçal (regresso) pelo troço alternativo, denominado de Bypass. Esta configuração visa otimizar a gestão dos fluxos de visitantes, proporcionando uma experiência mais fluida, segura e sustentável.

A concluir o comunicado, o IFCN agradece a compreensão e colaboração “de todos os que, durante o período de encerramento, respeitaram as orientações de segurança e contribuíram para o bom desenrolar dos trabalhos” e reitera o seu compromisso “com a valorização do património natural da Madeira e com a manutenção de condições seguras e acessíveis para todos os que visitam este espaço natural”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas