Durante a sessão plenária n.º 39, no Período Antes da Ordem do Dia (PAOD), a deputada Rafaela Fernandes (PSD), destacou a importância de apostar no desenvolvimento da literacia digital, especialmente entre os jovens e crianças.
A parlamentar mostrou-se cética quanto à eficácia da proibição do uso de telemóveis nas escolas como solução para os desafios digitais. “Não sei se resolve o problema”, evidenciou, até porque, quando os jovens chegam a casa, continuam a ter o mesmo acesso à tecnologia, como salientou Rafaela Fernandes, alertando para a necessidade de uma abordagem mais estruturada e educativa.
A deputada sublinhou que, mais do que medidas restritivas, é essencial capacitar os jovens para uma utilização crítica, consciente e segura das tecnologias digitais, promovendo uma verdadeira literacia digital desde cedo.