O grupo parlamentar do PSD Madeira esteve hoje na Escola do Mar - Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço, numa visita dedicada à análise das políticas educativas previstas no Orçamento da Região Autónoma da Madeira para 2026. A iniciativa permitiu, de acordo o PSD, acompanhar de perto um projeto pedagógico diferenciado, “que evidencia a capacidade das estruturas escolares regionais para desenvolver respostas inovadoras e alinhadas com a identidade da Região”.
A deputada Marina Bazenga sublinhou, na ocasião, que “a Região tem vindo a assumir a Educação como um dos pilares estratégicos da sua ação governativa”, destacando que o Orçamento para 2026, com uma dotação de 539 milhões de euros, “é um sinal claro de que a educação continua a ser uma prioridade, garantindo estabilidade e qualidade ao sistema educativo da Madeira”.
A parlamentar destacou ainda o “caráter pioneiro do projeto” desenvolvido pela Escola do Mar, referindo que esta iniciativa “representa bem a capacidade de desenvolvimento das estruturas escolares, atribuindo a devida importância e relevância ao mar enquanto elemento identitário, económico e cultural da Região”. Para o grupo parlamentar do PSD, projetos desta natureza “reforçam a ligação entre a escola, o território e a realidade regional, contribuindo para uma formação mais integrada e contextualizada dos alunos”.
A visita permitiu ao PSD reafirmar “a convicção de que a política educativa deve ir além da gestão curricular, promovendo inovação pedagógica, valorização dos recursos locais e preparação das novas gerações para os desafios do futuro”.
Neste sentido, o Orçamento Regional para 2026 “assume-se como um instrumento decisivo para consolidar uma educação pública de qualidade, estável e alinhada com as especificidades da Madeira”.