MADEIRA Meteorologia

PSD diz que Porto Santo “é o melhor exemplo da sustentabilidade ambiental e a neutralidade carbónica”

Data de publicação
01 Março 2025
12:30

Foi a partir do Porto Santo e da Central de Baterias local, que o PSD, pela voz de Carla Rosado, destacou o “forte compromisso do Governo Regional da Madeira com a sustentabilidade energética”, reforçando que “a transição para energias renováveis é essencial num contexto de alterações climáticas cada vez mais desafiador”.

“Face às alterações climáticas, o Governo Regional, ao investir em infraestruturas modernas e eficientes, está claramente a assegurar um futuro mais sustentável e uma economia com baixas emissões de carbono em todos os sectores”, disse a candidata. Até 2030, “a meta é garantir que, pelo menos, 50% da eletricidade consumida na Região seja proveniente de fontes renováveis, através da expansão dos parques eólicos, centrais solares e projetos de armazenamento de energia. No futuro, o objetivo é atingir a neutralidade carbónica e uma energia mais verde”, acrescentou.

Carla Rosado lembrou que estes investimentos “refletem a visão estratégica do Governo Regional com a sustentabilidade ambiental”, dizendo que “a Madeira e o Porto Santo têm sido palco de um plano estratégico sustentável, com investimentos em energias renováveis e na modernização das infraestruturas energéticas”.

“O Porto Santo foi pioneiro em Portugal com a instalação da primeira central eólica do país, marcando um ponto de viragem na exploração de fontes de energia renovável. Este investimento demonstrou a capacidade, a visão, a inovação e, mesmo, a antecipação da RAM, particularmente, na diminuição da pegada ecológica e do impacto ambiental”, disse ainda Carla Rosado, reafirmando o compromisso do PSD em “continuar a liderar a transição energética” na Região, contribuindo para o todo nacional, promovendo políticas ambientais robustas e apoiando o desenvolvimento económico sustentável.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas