A Comissão Política do PSD/Madeira congratulou-se hoje com a “confiança manifestada” pelos madeirenses na vitória nas eleições autárquicas de 12 de outubro, que permitiu “ganhar a maioria das câmaras municipais da Região”, algumas em coligação com o CDS.
O porta-voz da reunião, José Prada, sublinhou os “resultados extraordinários” obtidos e o reforço dos votos onde o partido ou a coligação não venceu.
Os social-democratas sublinharam “a maioria absoluta alcançada no Funchal, assim como as vitórias contundentes que foram registadas no Porto Santo, Câmara de Lobos, Calheta e Ribeira Brava”, a que acresce “a recuperação, em toda a linha, da Ponta do Sol, com a conquista do poder em todos os órgãos autárquicos deste concelho, derrubando oito anos de governação socialista”.
Os resultados “positivos” permitem garantir a liderança da Associação de Municípios da RAM (AMRAM), enfatizou hoje o porta-voz da Comissão Política, o que vem reforçar a partir de agora, “a responsabilidade, a exigência e o trabalho a desenvolver nos próximos quatro anos, ao nível do poder local”.
Este órgão do partido expressou ainda o seu reconhecimento aos militantes, pela determinação, entrega e mobilização nesta campanha”, que permitiu atingir “a 12.ª vitória consecutiva desde 2019”.
Por fim, José Prada agradeceu, um a um, todos os candidatos a presidentes de câmara.
Por outro lado, a Comissão Política enalteceu o trabalho do Governo Regional no cumprimento do seu programa, “destacando-se o facto de a economia regional estar a crescer há 52 meses consecutivos, da taxa de desemprego ser a mais baixa dos últimos 21 anos e da aposta decisiva que está a ser feita na construção de mais habitação, com um investimento maciço em todos os concelhos, através do PRR, igualmente reforçada através da concertação com as cooperativas e com os agentes económicos”.
Prada aludiu ainda ao próximo Orçamento do Estado, para dizer que a comissão expressa que “venham a ser cumpridos os compromissos estabelecidos com os madeirenses” e que a proposta seja melhorada “particularmente no que toca aos dossiês pendentes com a Região”.
A Comissão Política comunicou também que o Conselho Regional vai reunir-se no próximo dia 15 de novembro, onde além de fazer uma análise política, vai aprovar o regulamento das eleições internas das comissões políticas de freguesia.
Refira-se que as eleições para as comissões políticas de freguesia vão acontecer no próximo dia 4 de dezembro e que o jantar de Natal do PSD/M vai realizar-se a 13 de dezembro.