O grupo do PS na Assembleia de Freguesia do Campanário revelou hoje ter proposto um conjunto de medidas de cariz social para serem incluídas no orçamento de 2023 da Câmara Municipal da Ribeira Brava.
As medidas "visam a ajudar as famílias a fazeres face à atual conjuntura, marcada pelo aumento do custo de vida e da inflação", lê-se na referida nota, na qual se precisa que a apresentação das mesmas foi feita no âmbito do direito de auscultação dos partidos de oposição.
Para o PS, o próximo orçamento devia prever "a atribuição do cartão 'Ticket Alimentar' às famílias mais carenciadas, com um valor mensal de 30 euros (ou valor superior, a definir em reunião)".
"Este título permitirá subsidiar bens alimentares e pode ser utilizado em supermercados e outros estabelecimentos da área alimentar. Uma medida que pode inclusivamente abranger mais pessoas se for tida em conta a proposta que o partido entregou na Câmara Municipal da Ribeira Brava, defendendo um aumento da transferência de verbas para esta Junta de Freguesia no valor de 50 mil euros", justifica-se no comunicado.
Os socialistas defenderam ainda "a criação de incentivos à natalidade, com a atribuição de 1.000 euros por cada nascimento, de modo a combater a diminuição da taxa de natalidade que tem vindo a ser observada nos últimos anos".
O PS entende também "que a antiga Praça do Peixe da Tulha seja convertida num mercado agrícola, permitindo a rentabilização deste espaço que se encontra fechado há muitos anos, e, ao mesmo tempo, dando aos agricultores locais a possibilidade de venderem os seus produtos e aumentarem o seu rendimento familiar".
"Esta seria uma forma de promover os produtos regionais e de dinamizar o comércio local, devendo os agricultores que ali optem por vender os seus produtos ficarem isentos do pagamento de taxas municipais", argumentam os socialistas.
No comunicado é revelado ainda que "os eleitos do PS vão levar à próxima reunião da Assembleia de Freguesia uma proposta para que sejam atribuídos, no mês de dezembro, 50 euros a cada uma das famílias com parcos recursos financeiros, como forma de fazer face ao aumento do custo de vida e ao baixo rendimento das famílias".
Redação