Depois do PSD, esta quarta-feira, ter apontado o dedo à Câmara Municipal da Ponta do Sol relativamente aos problemas que têm afetado o abastecimento de água no concelho, a concelhia local do PS veio a terreiro afirmar que as declarações dos sociais-democratas pretendem defender o Governo Regional e a Águas e Resíduos da Madeira SA, ignorando o interesse da população.
Leia na íntegra a nota de imprensa da Concelhia do PS da Ponta do Sol:
"As declarações dos responsáveis pelo PSD Ponta do Sol, além de irresponsáveis e mentirosas, mostram claramente quem pretendem defender, o Governo Regional e a empresa Águas e Resíduos da Madeira SA, ignorando o interesse dos Ponta-solenses:
1. A Câmara da Ponta do Sol é responsável pela distribuição de água potável pelas casas, não pela sua captação, tratamento e armazenagem. Tratando-se de um problema no fornecimento para distribuição, não há dúvidas de que os responsáveis só podem ser o Governo Regional e a ARM;
2. O problema no abastecimento não afeta só a Ponta do Sol, mas também a Ribeira Brava. Porque razão os deputados do PSD também não foram ao concelho vizinho onde está a faltar água que provém da mesma captação? A resposta é clara, porque a gestão em baixa também é da ARM.
3. Não questionam a razão da ARM ter escondido durante dias, provavelmente semanas, o derrame na conduta das Rabaças. Imputam essa responsabilidade à Ponta do Sol, fazendo de conta que aquela empresa é infalível, na esperança que também fiquem com a distribuição em baixa, passando os ponta-solenses a pagar muito mais por este bem, tal como já se verifica nos outros concelhos com gestão da ARM. Recomendamos o exercício simples de comparar uma fatura de água na Ponta do Sol com uma da Ribeira Brava para perceber o quanto seriam penalizados os ponta-solenses se a água em baixa fosse entregue à gestão da ARM.
4. Esta conduta da ARM que traz água desde as Rabaças (que tem 30 anos), já sofreu ruturas que condicionaram a água por semanas, como as verificadas em dezembro de 2009 e no 20 de Fevereiro de 2010. Após 14 anos, porque não foi feito investimento da ARM numa conduta alternativa, para salvaguardar o abastecimento à população quando uma delas falhasse?
5. Os últimos dados disponíveis, que são de conhecimento público, mostram que a Ponta do Sol é o quarto Concelho que menos gasta água per capita na Região Autónoma da Madeira (ver dados na Fundação Francisco Manuel dos Santos, portal Pordata: www.pordata.pt), o que demonstra que este é dos municípios na região que menos perdas apresenta. Nem o Governo Regional, nem a ARM têm moral para apontar o dedo à Câmara da Ponta do Sol.
O propósito do Governo e da ARM é claro: querem tomar conta da distribuição da água na Ponta do Sol. Por essa razão tentam fazer uma campanha desde 2017, ano em que o PSD perdeu esta autarquia, que a Ponta do Sol gasta mais do que os outros Municípios. O que claramente é mentira. Esta empresa é um braço armado do Governo Regional centralista, disfarçam-se de técnicos numas áreas, mas são muito políticos na sua gestão, o que explica porque deixaram de atacar o Funchal como gastadores de água em 2021, quando a coligação PSD/CDS ganhou aquela Câmara Municipal (o consumo por habitante no funchal é mais do dobro do que na Ponta do Sol).
Se os objetivos da ARM são claros, os do PSD-Ponta do Sol são mais obscuros: não sabemos se é pura incompetência e falta de visão ou se é mesmo raiva contra a Presidente da Câmara. Lamentável é o facto de não defenderem a Ponta do Sol e os seus interesses, preferindo agir como capangas ao serviço dos senhores do Funchal, contra os interesses dos ponta-solenses."