MADEIRA Meteorologia

PS denuncia "cinismo" do Governo Regional e da Câmara de Câmara de Lobos em relação aos problemas dos pescadores

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
18 Agosto 2022
12:19

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista apontou hoje duras críticas ao Governo Regional e à Câmara Municipal de Câmara de Lobos pelo facto de não resolverem os problemas dos pescadores e armadores, quando têm condições para fazê-lo.

Em conferência de imprensa realizada na baía de Câmara de Lobos, o deputado Jacinto Serrão reportou-se à abertura da festa do Peixe-Espada Preto, na passada semana, momento em que o secretário regional do Mar e Pescas e os presidentes da Câmara e da Junta de Freguesia "vieram dar palmadinhas nas costas dos pescadores e dos armadores, lamentando-se dos graves problemas que este setor está a atravessar", concretamente a necessária renovação da frota pesqueira, a falta de condições de trabalho e os fracos rendimentos dos pescadores.

Conforme fez questão de esclarecer, o Partido Socialista já levou várias propostas sobre esta matéria ao Parlamento regional e à autarquia, mas as mesmas nunca foram aceites. "O discurso do senhor presidente da Câmara e do senhor secretário regional, lamentando-se por estes problemas, é um discurso cínico, porque eles têm a faca e o queijo na mão", referiu o deputado, acrescentando que "eles deveriam era lamentar-se pelo chumbo, por parte da maioria na Assembleia Legislativa, às propostas que o PS apresentou para resolver estes problemas da renovação da frota pesqueira, da melhoria das condições de trabalho para os pescadores em terra e mar e da melhoria dos seus rendimentos".

Jacinto Serrão alertou os pescadores e armadores para que não continuem a "deixar-se iludir". "Se eles estão a governar durante estes anos todos, o que é que andaram a fazer que não resolveram estes problemas? Porque é que continuam a chumbar as propostas do PS e de outros partidos da oposição?", questionou, vincando que "há uma atitude cínica por parte de quem governa, porque tem um discurso de palmadinhas nas costas dos pescadores e dos armadores, mas depois, na prática, não fazem nada para resolver os problemas".

"O Governo Regional só tem olhos para a aquacultura", disse ainda, acrescentando que "o setor tradicional das pescas tem tido o desdém e a desconsideração total por parte das políticas da governação".

OPINIÃO EM DESTAQUE
Presidente da APMM - Associação de Promoção da Macaronésia da Madeira
16/06/2025 03:30

Cada vez mais se ouve falar da Macaronésia (e, felizmente, não tanto de “Macarronésia”), em conferências discretas, cimeiras internacionais, exposições,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual é a expetativa que tem para o Orçamento Regional para 2025?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas