MADEIRA Meteorologia

PS apresenta propostas de mitigação de riscos de incêndio

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
26 Outubro 2023
15:58

Em conferência de imprensa, decorrida hoje, junto à rotunda da Ponta do Pargo, a deputada socialista Sílvia Sousa Silva deu conta de duas propostas do Partido Socialista dirigidas à mitigação de riscos e prejuízos resultantes dos incêndios.

Além de manifestar a solidariedade do partido para com as vítimas dos incêndios recentemente ocorridos na Região, a deputada assumiu o compromisso do PS em "fazer pressão" sobre o Governo Regional, de forma que "os apoios sejam eficazes e adequados à população para que as pessoas possam rapidamente voltar à normalidade e estarem mais preparadas e resilientes no futuro".

Sílvia Sousa Silva garantiu que o PS vai continuar a apresentar na Assembleia Legislativa Regional propostas para o ordenamento e gestão florestal, que visam "tornar o território mais resiliente", dando conta de que, inclusivamente, já foram apresentadas anteriormente na ALRAM e "infelizmente" foram chumbadas pela maioria PSD/CDS. "Nós temos a certeza que se tivessem sido aprovadas teriam minimizado os impactos desta ocorrência", sublinha.

Após os incêndios deflagrados este mês, a socialista revelou que o PS deu entrada numa proposta para avaliação das vulnerabilidades da floresta, com a qual pretende um estudo independente que avalie a dinâmica do fogo, para perceber porque é que ganhou a proporcionalidade que alcançou e detetar os erros, de modo a corrigi-los para o futuro. "Queremos que o estudo avalie a eficiência dos investimentos feitos pelo Governo Regional na prevenção dos fogos, nomeadamente a eficácia e eficiência das faixas corta-fogo e das reflorestações que absorveram milhões e milhões de euros de erário público", explica.

Além desta proposta, o PS entregou, ontem, uma outra que visa um plano decreto-legislativo regional para o novo regime silvo-pastoril, o qual "já tinha sido dada entrada em 2021 e foi chumbado pela maioria PSD/CDS", revela. Após a restruturação da proposta, foi novamente entregue, "incluindo um projeto piloto, de integração de pastoreio dirigido a áreas críticas e prioritárias de atuação". Com isto, o Partido Socialista frisa que "é preciso agir imediatamente para prevenir futuros incêndios".

Lígia Neves

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem vence o Campeonato Europeu de Futebol?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas