O PSD e o CDS chumbaram hoje os pedidos de audição parlamentar aos secretários regionais do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas e dos Equipamentos e Infraestruturas, para que prestassem esclarecimentos sobre o aterro no Palheiro Golfe, criado para receber parte das terras superficiais das escavações da obra do novo Hospital.
Uma situação que levou o PS a requerer uma audição a Susana Prada e a pedro Fino, pretensão recisada pelo PSD / CDS.
Em nota enviada à nossa redação, os socialistas denunciam o sil~encio do Governo Regional: "Remetem-se ao silêncio, compactuando com esta ameaça ao ambiente e à segurança das pessoas", adiantando por outro lado que "transformou-se num aterro ilegal, sem oposição das entidades competentes, e é agora uma montanha de terra solta e entulho que, a todo o momento, pode desabar sobre as pessoas que trabalham e residem na Cancela e no Garajau", pode ler-se.
Sílvia Silva, na mesma nota, alerta para a possibilidade de "ocorrência de um novo episódio trágico por irresponsabilidade e incúria" e por isso deixa no ar várias questões: ""Quem garante que não há perigo? Se ocorrer uma desgraça, porque as condições de segurança do aterro não foram cumpridas, quem assumirá a responsabilidade? Mais uma vez, a culpa morrerá solteira?"
Décio Ferreira