MADEIRA Meteorologia

PS quer prioridade à aquisição de produtos regionais para as cantinas das escolas e hospitais

Data de publicação
24 Abril 2025
14:16

O PS-Madeira voltou a insistir na necessidade de o Governo Regional dar prioridade à aquisição de produtos regionais para as cantinas públicas da Região Autónoma da Madeira, defendendo uma política que alie a promoção de uma alimentação mais saudável e de proximidade à valorização da produção agrícola local.

A proposta foi apresentada pela deputada socialista Sílvia Silva, através de um projeto de resolução já entregue no Parlamento regional. O documento recomenda a adoção de critérios sociais e ambientais na aquisição de alimentos destinados a escolas, lares e hospitais, considerando que a alimentação “não pode ser nivelada apenas pelo preço mais baixo”.

Sílvia Silva sublinha que a alimentação é um fator determinante da saúde pública, devendo ser integrada nas políticas de prevenção da doença. A deputada defende que o Governo Regional tem o poder e a responsabilidade de influenciar escolhas alimentares mais saudáveis e sustentáveis através das compras públicas.

“Ao investir na aquisição de produtos locais para fornecimentos de refeições em escolas e outras instituições públicas da Madeira que atendem e servem grupos mais vulneráveis como crianças, idosos e doentes, o Governo Regional tem uma oportunidade única de promover a saúde pública, poupando depois nos custos da doença”, sustenta Sílvia Silva.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas