MADEIRA Meteorologia

PS, IL e PAN retiram propostas de alteração da Estrutura Orgânica da ALRAM

Data de publicação
02 Dezembro 2024
16:16

A Comissão Eventual para a Consolidação e Aprofundamento da Autonomia e Reforma do Sistema Político reuniu, hoje, para debater a alteração da Estrutura Orgânica da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, mas o encontro acabou por ser adiado depois do PS, da Iniciativa Liberal e do PAN terem retirado as propostas apresentadas.

Victor Freitas, deputado do PS, argumentou com a falta de consenso para justificar a retirada do documento. Explicou que as propostas socialistas tinham por objetivo, “por uma questão de justiça, garantir pelo menos o ordenado mínimo a pagar aos funcionários, especialmente dos partidos que têm um único deputado, e garantir uma atualização financeira a este nível”. O PS pretendia, ainda, que o Conselho de Administração fosse indicado pelo método de Hondt e que fosse criado um auditor jurídico. No entanto, perante a ausência de um “consenso mínimo”, das forças que apresentaram propostas, o PS decidiu retirar o documento, apontado a falta de solidariedade do coordenador regional da Iniciativa Liberal (IL).

O deputado da IL também retirou a proposta que tinha apresentado, avisando que “a partir do dia 1 de janeiro a representação parlamentar da Iniciativa Liberal entra em greve”, e que iria retirar todos os diplomas do partido, entregues no Parlamento madeirense e que aguardam pelo debate.

Mónica Freitas aclarou que a “proposta do PAN não se resume só ao aumento das subvenções para as representações parlamentares”. A deputada garantiu que o partido pretendia dar “melhores condições a nível de representação parlamentar para podermos ter pessoas em condições dignas nas nossas equipas a trabalhar. Face ao momento atual, e não havendo consenso entre os partidos, nós também retiramos a proposta”, disse.

Mantém-se apenas a proposta entregue esta manhã pelo CDS-PP.

Jaime Filipe Ramos, presidente da Comissão Eventual para a Consolidação e Aprofundamento da Autonomia e Reforma do Sistema Político reconhece que os “trabalhos foram prejudicados”, ficando à espera de novas propostas para que os trabalhos possam prosseguir.

A Estrutura Orgânica da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira é um diploma tem por objeto definir e regulamentar os instrumentos de gestão administrativa, financeira e de apoio técnico e jurídico do Parlamento madeirense.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas