MADEIRA Meteorologia

PS garante apoio de três milhões de euros por ano à UMa

Data de publicação
30 Abril 2024
15:57

Paulo Cafôfo assegura que, se o PS for Governo na Região, irá atribuir um apoio de três milhões de euros por ano à Universidade da Madeira (UMa).

A garantia foi deixada hoje, no âmbito de uma reunião entre a candidatura do PS-M às eleições legislativas regionais e o reitor da UMa, momento em que o candidato socialista destacou a importância da Academia “enquanto eixo estratégico para o desenvolvimento da Região”.

O presidente do PS-M considerou que o Governo Regional tem de ter na Universidade o seu parceiro em áreas que “são absolutamente imprescindíveis, nomeadamente o Turismo, a Saúde, o Mar e a formação de professores” e, como tal, assumiu o compromisso de, com um Executivo socialista, estabelecer um contrato-programa plurianual no valor de três milhões de euros por ano, precisamente para que estas áreas possam ser contempladas.

Por um lado, Paulo Cafôfo disse ser importante que o curso de Medicina possa ser lecionado na sua totalidade na Região, atendendo também ao facto de a Madeira vir a ter um Hospital Central e Universitário. Por outro, defendeu que possamos ter uma escola internacional de turismo ligada à Universidade, uma vez que “somos uma região onde o turismo é uma referência, mas não temos aqui uma formação que seja referência”.

Além disso, o candidato do PS à presidência do Governo Regional considerou ser importante a criação de um curso ligado às tecnologias do mar.

“Somos uma região atlântica e temos um potencial muito grande que está subaproveitado, pelo que o conhecimento e a investigação na área do mar seriam fundamentais”, sustentou.

Na ocasião, referiu ainda que a UMa pode ter um papel determinante na formação de professores, tendo em conta a falta de docentes que se verifica atualmente.

“Para nós, a Universidade da Madeira não é marginal no desenvolvimento da Região. Pelo contrário, tem de ser integrada numa ação estratégica concertada com o Governo Regional nestas quatro áreas que para nós são essenciais”, frisou.

Paulo Cafôfo deixou ainda a garantia de que, com um Governo do PS, os estudantes madeirenses no ensino superior deixarão de pagar propinas, sendo este valor assumido pelo Executivo.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas