MADEIRA Meteorologia

PS defende via de ligação entre a Igreja do Atouguia e o Lombo do Doutor na Calheta

Data de publicação
22 Agosto 2025
14:20

A candidata do Partido Socialista à presidência da Câmara Municipal da Calheta defendeu, hoje, a criação de uma via alternativa que ligue a zona da Igreja do Atouguia e o Lombo do Doutor, para permitir uma maior fluidez do trânsito no Caminho do Lombo do Doutor e facilitar a vida dos moradores desta zona.

Em conferência de imprensa realizada esta manhã, Sofia Canha lembrou que esta é uma situação que já tem vindo a sinalizar desde 2017, tendo em conta que o Caminho do Lombo do Doutor é muito estreito e oferece poucas condições de transitabilidade.

A candidata do PS defende, por um lado, a melhoria do Caminho do Lombo do Doutor, alargando a estrada em alguns pontos e, por outro lado, a criação da via alternativa, a partir da Igreja, ao longo do vale, permitindo uma ligação direta à zona alta do Lombo do Doutor, facilitando a circulação, com a possibilidade de o trânsito se fazer depois em sentido único.

Sofia Canha recordou que, já em 2023, promoveu um abaixo-assinado dando voz a esta pretensão dos residentes daquela localidade, o qual foi entregue na Câmara da Calheta, mas nada foi feito. Como salientou, esta é uma necessidade premente, tendo em conta que tem vindo a crescer o número de moradores e de alojamentos locais, o que resulta num aumento do tráfego e nas dificuldades de circulação naquela via.

Reforçando esta necessidade, a candidata do PS à presidência da Câmara Municipal da Calheta confessa-se espantada quando se dá prioridade a novas vias de ligação ao concelho, mas não se aposta na recuperação das estradas existentes dentro do município e que se encontram em “condições deploráveis”. A propósito, adiantou que, além do Caminho do Lombo do Doutor, também carecem de intervenção o Caminho do Lombo do Brasil, o Caminho das Florenças e a zona dos Castanheiros, no Estreito da Calheta, entre outros.

Sofia Canha fez notar que a autarquia dispõe de um maior orçamento e que pode intervir nesta matéria, já que, por ano, recebe mais de 4 milhões de euros de IMT e cerca de 1,5 milhões de euros de taxa turística. Portanto, finalizou, em parceria com o Governo Regional, haverá capacidade para dar resposta a estas populações.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas