O Grupo Parlamentar do PSD reuniu-se com o coordenador do Agrupamento dos Centros de Saúde da Região, Fábio Camacho, tendo a deputada Rubina Leal realçado que esta nova organização dos cuidados de saúde primários tem permitido reforçar a política de proximidade com os utentes e atender às especificidades de cada zona geográfica.
Na ocasião, a deputada recordou que o ACES contempla sete zonas, concretamente Funchal I e II, Zona Leste (Machico e Santana), Santa Cruz, Câmara de Lobos, Porto Santo e Zona Oeste.
Estas duas últimas, ressalvou, apresentam uma cobertura de médico de família a 100%, tendo Rubina Leal salientando que esta será uma realidade em toda a toda Região a breve prazo, havendo, para tal, um grande esforço do Serviço Regional de Saúde para atração de novos profissionais de medicina geral e familiar.
A este propósito recordou que está já previsto a abertura de um concurso público para a contratação de três novos médicos, que irão reforçar as equipas dos centros de saúde.
Rubina Leal afirmou ainda que essa proximidade com o utente se faz não só através do médico de família, mas também uma equipa multidisciplinar que está ao dispor dos doentes e que engloba também profissionais de enfermagem, nutrição, psicologia e apoio administrativo, permitindo olhar para a saúde num todo e ir ao encontro das preocupações e necessidades da população.
Referiu ainda o facto de existir serviço de urgência permanente em quatro centros de saúde da Região, Machico, Porto Santo, Calheta e Porto Moniz, assegurando que os cuidados de saúde mais emergentes possam ser prestados a qualquer hora do dia, de forma mais imediata, evitando deslocações ao Funchal.
Redação