O Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC), IP-RAM, adquiriu 15 dispositivos ‘Emergency Plug’, num investimento de 15 mil euros, destinados a todos os corpos de bombeiros da Madeira, incluindo os veículos das Equipas Médicas de Intervenção Rápida (EMIR).
O objetivo desta medida é reforçar a capacidade de resposta do sistema integrado de operações de proteção e socorro em ocorrências envolvendo veículos elétricos ou híbridos, garantindo que estas ferramentas estejam disponíveis de forma transversal em todo o território regional, incluindo a Madeira e o Porto Santo.
O ‘Emergency Plug’ é um dispositivo de segurança que imobiliza o veículo, impedindo que este se movimente ou volte a ligar durante as manobras de intervenção das equipas de socorro, assegurando a proteção de todos os intervenientes.
Para preparar os operacionais para a utilização deste equipamento, o SRPC organizou entre os 17 e 18 de novembro um treino operacional, com o apoio dos Bombeiros Sapadores do Funchal. Durante a semana anterior, foram realizadas sessões em cada quartel, destinadas a capacitar os bombeiros para o manuseamento seguro e eficaz dos ‘Emergency Plugs’.
O programa formativo incluiu uma introdução ao equipamento, instruções sobre a neutralização do sistema elétrico dos veículos e compatibilidade com diferentes tipos de coletores. Os participantes aprenderam as boas práticas de utilização do dispositivo em acidentes, incêndios ou outras intervenções, respeitando sempre os cuidados de segurança necessários.
A iniciativa culminou num exercício prático com um veículo elétrico, permitindo testar a ativação do ‘Emergency Plug’, verificar os sinais de segurança e avaliar a sequência operacional.
A formação foi orientada por uma equipa de formadores dos Bombeiros Sapadores do Funchal, garantindo que todos os participantes dominassem a utilização do equipamento de forma padronizada e segura.