A Capitania do Porto do Funchal prolongou os avisos de agitação marítima e vento fortes para as próximas horas, mantendose em vigor até às 18h00 de amanhã, quinta-feira, Dia do Trabalhador.
Vento: W/SW muito fresco (31-50km/h) a forte (50-61km/h), rodando gradualmente para W/NW a partir do início da manhã.
Visibilidade: Boa a moderada, por vezes fraca.
Ondulação:
- Costa Norte: Ondas N/NW 4 a 5 M, aumentando gradualmente para 5 a 6 M, diminuindo gradualmente para 4 a 5 M a partir do início da manhã.
- Costa Sul: Ondas W/SW 2 a 3 M, aumentando gradualmente para 3,5 a 5 M na parte W da Ilha da Madeira.
É recomendada a toda a comunidade marítima e à população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras, nomeadamente:
- Reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas;
- Evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda;
- Não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.