Cristina Sousa, estudante do terceiro ano da Licenciatura em Gestão da Universidade da Madeira (UMa), recebeu uma Menção Honrosa pelo projeto ‘UMa rede solidária’ no Concurso de Voluntariado integrado no III Encontro Nacional da Rede de Voluntariado no Ensino Superior (R-VES), que decorreu no passado dia 16 de fevereiro, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, sob o mote "A construir um país mais solidário".
O projeto "UMa Rede Solidária" foi direcionado às cerca de 40 crianças/jovens institucionalizados na Fundação Nossa Senhora da Conceição, no Funchal, informa a academia madeirense, na sua página oficial do Facebook.
Para colmatar certas lacunas na socialização e minimizar o sofrimento deste grupo, a "UMa Rede Solidária" definiu um plano de ação, onde cada criança/jovem da Fundação seria apadrinhada por estudantes finalistas de cada curso da UMa, com a doação de um bem, diretamente relacionado com o curso em questão e de acordo com as características da criança/jovem.
A ação culminou com a realização de um convívio no passado dia 19 de dezembro, na Quinta de São Roque, com a participação dos voluntários e das crianças/jovens apadrinhadas. O espírito de confraternização, carinho e alegria prevaleceu durante o convívio. Além das atividades lúdico pedagógicas, dinamizadas por estudantes da Licenciatura em Educação Física e Desporto, e da entrega da respetiva doação, também houve espaço para um lanche e animação musical ao vivo.
Para o sucesso do projeto muito contribuiu o patrocínio de diversas empresas e particulares e o apoio, de forma direta e indireta, da comunidade académica da UMa.
O concurso, patrocinado este ano pela Fundação Santander Portugal, visa distinguir, anualmente, os três melhores projetos candidatos, realizados por membros da R-VES e das suas comunidades académicas, em três categorias: Ação de Voluntariado, Investigação em Voluntariado e Formação em Voluntariado.
Saliente-se que a Universidade da Madeira é membro fundador da R-VES, tendo esta sido criada a 18 de outubro de 2019, por ocasião do I Simpósio Internacional de Voluntariado no Ensino Superior, na Universidade do Algarve. Inicialmente composta por 15 instituições de Ensino Superior, esta rede conta atualmente com a participação de 29 membros e visa a valorização do voluntariado e a promoção de uma cultura e de uma prática de voluntariado no ensino superior em Portugal.
Paula Abreu