MADEIRA Meteorologia

Programa de Governo: Nuno Maciel lembra aumento de 187% aos produtores de banana

Data de publicação
07 Maio 2025
17:36

Era inevitável que a GESBA viesse à tona, e tal se deu logo na primeira abordagem e, também sem surpresa pela voz de Rafael Nunes (JPP).Disse então que “o Governo continua a promover um monopólio, quando já foi aqui aprovado nesta casa que poderiam os produtores venderem a banana aqueles melhor entenderem”.

De resto, Rafael Nunes diz não detetar no Programa de Governo qualquer indicador que o atual cenário possa ser alterado.

Já Avelino Conceição, do PS, abordou também o setor das Pescas e questionou quando é que os pescadores poderão desenvolver a sua atividade nas Selvagens e também qual o ponto de situação da renovação da frota pesqueira.

E questionou, ainda, a razão de não ser isentado de IVA os ratificidas. “ É uma questão de saúde pública e não faz sentido taxar com IVA”, expos o socialista.

Nuno Maciel até agradeceu a Rafael Nunes, pois no seu entender será um bom exemplo daquilo que diz avboa gestão dos governos PSD.”

Começamos a GESBA em 2009 pagando 8,7 milhões de euros aos agricultores e em 2024 pagamos 25 milhões de euros. Em quantas as atividades e assiste a um aumento de 187% de valor pagos?”, explanou o governante, enfatizando que 95% dos produtores, num universo de cerca de 2.800, assinaram o novo acordo.

A Avelino Conceição disse que estão a ser estudados mecanismos compensatórios pelo esforço de pesca que os profissionais estão a fazer, indo pescar mais longe, nesse propósito de preservação de da área marinha das Selvagens.

Na frota pesqueira, deu a boa novidade de que a Europa autorizou já o financiamento até 50% de embarcações até 18 metros, prometendo todo o seu empenho nesse compromisso. De resto, Nuno Maciel evocou as raizes dos seus antepassados em matéria agrícola e pescas, para assegurar que tudo fará para honrar essa história, com eficácia e eficiência.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas