“O Programa Táxis + 75 é um dos projetos mais recentes da Câmara Municipal do Funchal e confirma, uma vez mais, o compromisso deste Executivo com a longevidade e com a qualidade de vida da população em qualquer que seja a fase da vida”, começou por declarar Vera Duarte, do Grupo Municipal PSD/CDS, numa iniciativa na baixa da cidade.
A deputada municipal lembrou que “o apoio ascende aos 240€/ano e está direcionado aos munícipes com mais de 75 anos. É uma forma de quebrar o isolamento e facilitar a mobilidade de uma franja mais vulnerável e que, muitas vezes, tem, até, mais dificuldade em se deslocar nos transportes coletivos”.
Vera Duarte reiterou que este é um investimento na ordem de um milhão de euros, do orçamento municipal, e que se pretende que chegue a cerca de 5000 munícipes. Para isso, disse, “os candidatos devem ser residentes no Funchal, ter naturalmente 75 ou mais anos e possuir Cartão do Munícipe para poder efetuar a sua candidatura. Saliento que poderão, estes candidatos ou familiares que os ajudem, pedir apoio para o registo na Loja do Munícipe – presencialmente, ou através do CIGMA”.
“Esta nova medida faz parte do plano para um envelhecimento ativo e saudável e mostra que a Câmara Municipal do Funchal está atenta e próxima dos seus munícipes, em qualquer fase da vida. Numa altura em que os dados nos comprovam que a sociedade portuguesa e europeia está cada vez mais envelhecida, é bom saber que existem autarquias atentas a esse facto e que cuidam dos nossos idosos”, finalizou a deputada social democrata.