MADEIRA Meteorologia

Produção de abacate já chega às 500 toneladas

Data de publicação
18 Março 2025
15:08

A Secretaria Regional de Agricultura, Pescas e Ambiente revelou que, de acordo com os últimos dados disponíveis, a cultura do abacate ocupa na Madeira uma área de 51 hectares, tendo sido alcançadas as 500 toneladas em 2024.

Marco Caldeira, diretor regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, acompanhado do diretor de serviços de Desenvolvimento Agronómico, Rui Nunes, visitou a exploração do jovem agricultor Rui Baltazar Gouveia, localizada na freguesia de Gaula.

Com uma área total de 1.500 m2, a exploração agrícola beneficiou de apoios à instalação de jovens agricultores, através do Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira - PRODERAM 2020, e produz sobretudo abacate de variedades com maior aptidão comercial, com toda a produção a ser escoada para o mercado regional.

Para Marco Caldeira, “é importante que se aposte em culturas com potencial de crescimento, a exemplo do abacate, aproveitando as oportunidades para uma agricultura mais competitiva e rentável”.

De referir que a GESBA também assegura a expedição de abacate, o que constitui uma mais-valia para a sua valorização.

O abacate é um fruto que muito se tem destacado nos últimos anos no mercado mundial, muito pelo reconhecimento do seu elevado valor nutricional, pelo que assume um elevado interesse económico para a agricultura regional.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Têm razão os enfermeiros em pedir escusa de responsabilidades?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas