MADEIRA Meteorologia

Praceta Eurico Martins honra impulsionador dos bandolins na Madeira (com vídeos)

Data de publicação
18 Fevereiro 2024
12:45

A Associação Recreio Musical União da Mocidade comemora este domingo, 18 de fevereiro, o seu 111.º aniversário, uma celebração que tem contado com vários momentos, sendo um dos seus pontos fortes a inauguração da Praceta Eurico Martins, em honra do grande impulsionador daquela entidade e da Orquestra de Bandolins da Madeira.

Conforme avançou o JM, Eurico Martins irá também dar nome a um novo festival de artes, apontado para junho de 2025, uma iniciativa conjunta entre o seu filho, o maestro André Martins, que hoje assume a direção musical daquela orquestra, e o compositor Pedro Macedo Camacho.

O festival, que terá, naturalmente, os bandolins em foco, irá homenagear o vulto das artes regionais, que faleceu em 2014.

A inauguração da praceta, situada na freguesia de São Roque, onde está sedeada a associação, conta com a presença dos principais órgãos da associação, assim como de diversas entidades regionais, entre elas a presidente da Câmara Municipal do Funchal, Cristina Pedra, a vice-presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Rubina Leal, e o presidente da Junta de Freguesia de São Roque, Pedro Gomes.

Refira-se que a Praceta Eurico Martins foi contemplada num projeto de requalificação do Governo Regional em São Roque que remonta a 2018, enaltecendo também o responsável pela formação dos músicos da orquestra de bandolins “mais antiga e mais jovem da Europa” durante cerca de duas décadas.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas