O Porto do Funchal está a receber esta terça-feira a vista de mais de 10 mil pessoas, que chegam a bordo de três navios de cruzeiro: Mein Schiff Relax, Azura e Silver Dawn.
Com 4.170 passageiros e 1.388 tripulantes a bordo, o Mein Schiff Relax foi o primeiro a chegar, pelas seis horas. O navio da Tui Cruises, que fez na passada quarta-feira a primeira escala na Madeira, veio de Las Palmas de Gran Canaria e vai permanecer na Pontinha até às 22 horas, seguindo nessa altura para Santa Cruz de La Palma.
Agenciado pela JFM Shipping e com o norte-americano Todd Allen Burgmann no comando do navio, o Mein Schiff Relax está a realizar um cruzeiro de sete dias pelas Canárias e Madeira. Itinerário que, até abril do próximo ano, vai realizar semanalmente. É um produto dos estaleiros de Fincantieri, direcionado para um público premium
Um pouco mais tarde, pelas 6:45 horas, chegou outro gigante dos mares: o Azura. Com 4.221 pessoas a bordo (3.089 passageiros e 1.132 tripulantes). Vai também ficar na cidade até às 22 horas, numa escala promovida pela Blatas, seguindo depois para Lanzarote. Tal como o Relax, está a realizar um cruzeiro de 14 dias pelas ilhas Atlânticas de Canárias e Madeira.
Navegando com as cores da Carnival, através da P&O Cruises, o Azura conta com 15 anos de serviço e é também um projeto italiano de Fincantieri.
Mais pequeno, mas igualmente elegante, o Silver Dawn foi o último a chegar, mas será também o último a sair, passando a noite no Cais 6. Com 476 passageiros e 419 tripulantes, é agenciado pela Agência Ferraz, e tem o grego Michail Sympouras ao leme.
Chegou do porto de Lisboa e segue quarta-feira, pelas 19 horas, para Las Palmas de Gran Canaria. Seguem-se os portos de Santa Cruz de Tenerife, Lanzarote e Cádis, antes de terminar esta viagem de 24 dias, que começou em Southampton (Reino Unido) e já passou Sain-Malo e Bordéus (França), Bilbao, Gijon e Vigo (Espanha) e Leixões. Pertence à frota da Silver Cruises, e é novamente uma construção de Fincantieri.
Já o veleiro escola norueguês Sorlandet, que estava na Madeira desde 27 de outubro, com 89 tripulantes a bordo, prosseguiu esta manhã viagem, rumo a Sevilha. Foi agenciado pela Whilhelmsen.