A Câmara Municipal da Ponta do Sol associa-se à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) para a divulgação, de âmbito nacional, do exercício público de sensibilização para o risco sísmico: "A Terra Treme". No acompanhamento desta ação, a presidente e o vice-presidente do Município estarão presentes durante o exercício de simulacro na Escola Básica com Pré-escolar do Lombo dos Canhas, no próximo dia 09 de Novembro, às 11h09.
Segundo a presidente do Município, Célia Pessegueiro, "esta iniciativa pretende chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo e que podem salvar vidas".
"É de extrema importância a realização deste exercício juntos das crianças e adolescentes de modo a incutir os conhecimentos a adotar antes, durante e depois da ocorrência de um sismo", reforça.
O simulacro terá a duração de apenas 1 minuto, integra a realização dos três gestos que podem fazer a diferença a quem os praticar em caso de sismo, e é destinado a participantes quer a título individual ou coletivo (famílias, escolas, empresas, instituições publicas, privadas ou associativas).
Esta 10.ª edição da iniciativa acontece às 11h09 do dia 9 de novembro, em todo o país, e visa capacitar a população para os comportamentos a adotar antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. Na quarta-feira, os participantes deste exercício são convidados a executar os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR. Um conhecimento imperioso que toda a população deve ter.
"A Terra Treme" é um exercício nacional promovido anualmente pela ANEPC, em colaboração com diversas entidades públicas e privadas, que dá a conhecer as medidas e os comportamentos de autoproteção a adotar em caso de sismo e "que podem salvar vidas".