MADEIRA Meteorologia

Polícia municipal: Confiança celebra “vitória” após “anos de boicotes do PSD”

Data de publicação
11 Junho 2024
18:14

A Coligação Confiança acaba de se pronunciar, em comunicado, à intenção de implementação do corpo de polícia municipal no Funchal, que acontece “após anos de trabalho árduo e luta persistente pela equipa da Confiança”.

Os vereadores da Confiança olham “com agrado” para a solução “para os problemas que assolam a cidade do Funchal, após um recuo e mudança de posição por parte do atual executivo, que sempre bloqueou essa pretensão.”

“Esta conquista, forçada pela realidade com um aumento preocupante de episódios de violência, pequena criminalidade, assaltos, vandalismo, desacatos, consumo de drogas e furtos, marca uma vitória significativa das propostas da Confiança sobre os sistemáticos boicotes do PSD, que durante anos atrasaram esta medida que se considera essencial para a segurança e bem-estar dos funchalenses”, refere a mesma nota.

A mesma vereação recorda que a criação da Polícia Municipal “sempre foi uma prioridade para a Confiança”, reconhecendo a “necessidade urgente de uma força policial local dedicada a proteger os cidadãos com o policiamento de proximidade e manter a ordem pública, disciplinando o trânsito”. “Infelizmente, os constantes entraves e manobras políticas do PSD impediram a implementação desta medida crucial, resultando em anos de insegurança, vandalismo e criminalidade que poderiam ter sido evitados”, diz.

“Hoje ficou comprovado que, na ausência de soluções por parte deste executivo, cujo défice de trabalho tem deixado a cidade à beira do caos, e faltando apenas um ano para terminar o mandato, continuam a ser os projectos da Confiança que se afirmam como a melhor opção para o Funchal”, sentencia o vereador Miguel Silva Gouveia.

“Expressamos nossa solidariedade e lamentamos profundamente por todos os funchalenses que sofreram devido à falta de uma resposta eficaz e imediata por parte deste executivo à criminalidade e aos problemas de segurança. Sabemos que muitas destas situações poderiam ter sido mitigadas se a Polícia Municipal tivesse sido estabelecida anteriormente e é por isso que nunca desistimos da sua implementação, insistindo sempre que a realidade torna evidente a necessidade da sua criação.”, defende o autarca da Confiança.

Recorda a mesma fonte que a equipa de vereadores da Confiança, “voltou a apresentar uma proposta para apresentar a criação de um Corpo de Polícia Municipal do Funchal que assumirá competências de fiscalização nas áreas administrativas e no trânsito, liberando recursos da Polícia de Segurança Pública (PSP) para focar-se exclusivamente na segurança pública.”

“O corpo de polícia municipal pode desenvolver uma relação mais próxima e colaborativa com os residentes e comerciantes, promovendo uma cultura de segurança comunitária e incentivando a participação cidadã na manutenção da ordem pública. A Polícia Municipal pode ainda fornecer suporte em eventos públicos, feiras, festivais e outras iniciativas locais, garantindo a segurança e a ordem pública durante essas atividades, sendo mais flexível e adaptável às necessidades locais.”

A proposta será votada na reunião de câmara desta quinta-feira.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas