MADEIRA Meteorologia

Plano de Defesa da Floresta Contra Incêndios tem sido "eficaz", realça Susana Prada

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
12 Abril 2023
15:57

A secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, visitou esta manhã a Torre de Vigilância do Cabo Girão, para se inteirar das ações de vigilância aos incêndios florestais que decorrem em todo o território da Região Autónoma da Madeira.

Na ocasião, a governante realçou que o Plano de Defesa da Floresta Contra Incêndios tem sido eficiente e eficaz e prova disso é a redução acentuada do número de ignições e da área ardida.

"Sempre que o tempo aquece e que as condições meteorológicas estão propícias à propagação de incêndios, o Governo Regional reativa a vigilância fixa e móvel durante 24 horas por dia", afirmou hoje Susana Prada durante a visita à torre de vigilância do Cabo Girão.

Número de ignições e área ardida têm diminuído

Em 2012, conforme números revelados por Susana Prada, aconteceram 232 ignições, ao passo que no ano de 2021 o valor ascendeu a 44.

Isto já apesar de em 2022 terem sido registados 48 ignições de incêndios florestais.

Todavia, olhando ao quadro geral, a tendência é de diminuição, pese embora algumas oscilações. "São valores substancialmente diferentes", reiterou.

"Em 2006, arderam 3.332 hectares e em 2007 foram 1.483 hectares. Em 2008, foram 476 hectares e em 2009 arderam 288 hectares", continuou a secretária na sua explanação.

Em suma: "De 2017 até 2022, tem sido consecutivamente a diminuir o número de ignições verificadas por ano. Além disso, a área ardida, também, nos últimos seis anos, tem vindo, consecutivamente, a diminuir, tendo atingido nos últimos dois anos o valor mais baixo de sempre", corroborou a governante.

Romina Barreto

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia a sondagem da Intercampus para o JM e a JMFM?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas