MADEIRA Meteorologia

PJ promove sessão formativa para prevenção do cibercrime junto de crianças e jovens

Data de publicação
13 Janeiro 2026
15:55

A Polícia Judiciária, em parceria com a Direção Regional de Educação, promove uma sessão formativa ‘Missão Cibersegura da Polícia Judiciária: videojogo educativo RAYUELA’, que consiste numa ferramenta de prevenção do cibercrime.

A sessão decorrerá amanhã, pelas 10h00, no Departamento de Investigação Criminal da Madeira da Polícia Judiciária.

O videojogo ‘RAYUELA’ dirige-se a alunos dos 2.º e 3.º do ensino básico e aborda, de forma prática e acessível, temas como o ‘ciberbullying’, o aliciamento online, o discurso de ódio, as relações digitais, as ameaças cibernéticas e a desinformação.

Será através de desafios e decisões, que os alunos serão levados a refletir e a adotar comportamentos seguros no ambiente digital. “Mais do que uma ferramenta tecnológica, o RAYUELA afirma-se como um recurso pedagógico que promove a cidadania digital, reforçando competências de literacia digital e de prevenção de riscos online”, informa a nota de imprensa.

A iniciativa destina-se também aos diretores, coordenadores, docentes e técnicos que assumem responsabilidades na dinamização de projetos educativos, e têm como objetivo capacitar os participantes para a aplicação do ‘RAYUELA’ em contexto escolar.

“Esta sessão formativa assume especial importância por apoiar diretamente os aplicadores do projeto professores e técnicos que, nas escolas, garantem a integração do jogo nas atividades educativas e cujo trabalho é essencial para transformar a iniciativa numa experiência com impacto real junto dos alunos”, lê-se.

A Direção Regional de Educação sublinha o valor desta parceria com a Polícia Judiciária, que se enquadra nas prioridades da Região ao nível da cibersegurança e da proteção de crianças e jovens no ambiente digital.

A participação neste projeto ‘RAYUELA’ poderá ser feita até ao final do ano letivo 2025/2026 pelas escolas, sendo recomendada a frequência nesta sessão por todos os profissionais que pretendam aplicar o videojogo em contexto educativo.

A participação é gratuita estando sujeita a inscrição na Plataforma Interagir: https://teducativas.madeira.gov.pt/s/PJMissaoSegur

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia as alterações anunciadas ao subsídio de mobilidade aérea para os residentes nas ilhas?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas