MADEIRA Meteorologia

Percursos privatizados terão de responder à mesma exigência que os geridos pelo IFCN

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
17 Junho 2025
11:58

Miguel Castro diz que não se pode vangloriar dos números dos turistas, quando há turistas “pés descalços”, que chegam em voos a 50 euros, e a dormir nos carros ou a montar tendas nos miradouros. Não é este o turismo que a Madeira precisa, sustentou o líder da bancada do Chega, na discussão da especialidade da proposta de orçamento, desta feita da Secretaria Regional de Turismo, Ambiente e Cultura. O deputado concorda, contudo, com a privatização dos percursos, por considerar que o Governo não tem capacidade para esta gestão.

Em resposta, relativamente aos turistas a dormir/acampar nas ruas, Eduardo Jesus sublinhou que o IFCN tem atuado na fiscalização relativamente aos acampamentos nas zonas da sua responsabilidade, esclarecendo que muitos casos ocorrem em locais cuja fiscalização compete aos municípios.

Sobre a gestão dos percursos, o secretário regional garantiu que o modelo a ser implementado terá as mesmas exigências que os atuais na tutela do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza.

Respondeu ainda que não entende a desclassificação feita aos turistas de “pé de chinelo” e sem dinheiro, reafirmando que os proveitos turísticos mais do que duplicaram.

Por seu turno, Gonçalo Maia camelo, da Iniciativa Liberal, mostrou-se favorável à privatização dos percursos pedestres.

Pelo PSD, Bruno Melim foi crítico ao que ouviu da oposição, enaltecendo o trabalho desenvolvido pelo governo regional para o desenvolvimento do turismo, no ambiente e na cultura.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas