O secretário regional de Saúde e Proteção Civil espera que a Justiça tenha mão pesada para quem estará a causar incêndios nas serras da Ribeira Brava, tendo em linha de conta que a maior parte tem tido início à noite. "São de origem criminosa porque não temos o sol para provocar esses danos".
Pedro Ramos condena esses atos, lembrando que a Polícia Judiciária está a acompanhar a situação. "Se forem identificados, que sejam aplicadas as coimas necessárias com a mesma dimensão que os incêndios estão a provocar".
Ao nosso Jornal, e à margem da sessão comemorativa do Dia Mundial da Saúde Mental, Pedro Ramos sublinhou que as altas temperaturas que se têm verificado na Região "não justificam aquilo que está a acontecer no concelho" e, nessa linha, partilha da opinião do presidente da autarquia, Ricardo Nascimento, de que "os incêndios têm mão criminosa".
O governante com a pasta da Proteção Civil apela a "uma cidadania diferente na nossa terra, de pessoas que tenham outro tipo de comportamento porque podem pôr em risco a sua própria vida, a dos outros, os bens e o património de uma Região", lembrando que os fogos de maior intensidade verificados na Madeira "tiveram mão criminosa".
"Faço um apelo a toda a população para que esteja atenta, identifique, sinalize e denuncie os indivíduos que tenham comportamentos estranhos ou indícios que vão ter esse tipo de atitudes".
Pedro Ramos prestou um agradecimento às corporações de bombeiros que têm estado no terreno, "pelo seu altruísmo e por estarem a lutar contra cidadão que deviam ter outro tipo de postura".
Paula Abreu