MADEIRA Meteorologia

Pedro Rodrigues visita obras de reabilitação no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos

Data de publicação
05 Novembro 2025
10:19

O secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Rodrigues, visitou as obras de reabilitação e conservação no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos. Esta intervenção visa garantir a preservação e a funcionalidade a longo prazo deste equipamento sociocultural, inaugurado em 2004, e que continua a desempenhar um papel fundamental na comunidade local.

Acompanhado pela presidente da Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento, S.A., Élia Ribeiro, entidade responsável pela execução da obra, pelo presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Celso Bettencourt e pelo executivo da Junta de Freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, o secretário regional destacou a importância da reabilitação para a manutenção deste espaço como um centro dinâmico de atividades culturais e sociais.

A empreitada, com um investimento aproximado de 700 mil euros (acrescido de IVA) e um prazo de execução de nove meses, tem como objetivo resolver as patologias estruturais do edifício e o desgaste acumulado ao longo do tempo. Pedro Rodrigues sublinhou que a obra é fundamental para garantir que o Centro Cívico continue a servir a comunidade, assegurando-lhe as condições necessárias para promover uma vasta gama de atividades e contribuir para o desenvolvimento da freguesia e da Região.

Entre as principais intervenções previstas, destacam-se a substituição das impermeabilizações do edifício, reparações em toda a rede de drenagem de águas pluviais de edifício e áreas exteriores e a reparação e substituição de elementos arquitetónicos exteriores em madeira. A empreitada inclui ainda a substituição de vidros, a verificação das instalações elétricas e a recuperação de revestimentos de paredes, tetos e pavimentos nas áreas afetadas por infiltrações. O governante fez questão de frisar que todas as obras respeitarão a “linguagem estética original do edifício”, garantindo que a identidade do Centro Cívico seja preservada. O espaço dispõe de um auditório polivalente com capacidade para 170 pessoas, salas de exposições e uma biblioteca.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Márcia Gomes é a escolha certa para liderar o SESARAM?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas