No início de abril, conforme noticiou o JM, a praia da ilha dourada estava cheiinha de areia. Volvidos cerca de dois meses, e em plenas Festas de São João que trazem muitos turistas ao Porto Santo, há várias zonas, especialmente junto ao cais, que se apresentam com uma quantidade considerável de calhau.
Um cenário normal por estas bandas que, desta vez, foi O resultado da passagem, no início do presente mês, da tempestade Óscar pela Região.
"No início do ano, a praia estava magnífica, mas veio a tempestade Óscar e a ondulação, como estava de sul, fez com que a energia das ondas viesse buscar a areia à praia", elucidou, esta manhã, Susana Prada, secretária regional de Ambiente, à margem de uma visita às obras do Parque Urbano do Porto Santo, o qual deverá estar operacional em agosto próximo.
A título explicativo, a governante refere que "a praia do Porto Santo é um sistema dinâmico que, quando o tempo está de norte, o mar traz a areia da parte submersa para a praia e, quando está de sul, a ondulação vai à praia e transporta a areia para a zona submersa", reforçou, sublinhando que se trata de um cenário normal no Porto Santo.
Bruna Nóbrega