MADEIRA Meteorologia

PCP: "Está ao alcance do governo garantir 35 horas semanais para todos os trabalhadores das empresas públicas"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
28 Fevereiro 2023
10:06

Já no período da ordem de trabalhos, na sessão plenária desta manhã, o PCP defendeu a proposta da sua autoria de projeto de resolução para " Garantir a redução do horário de trabalho para as 35 horas semanais". Ricardo Lume entende que ser injusto haver trabalhadores com 40 horas semanais de trabalho e outros com 35 horas, em particular nas empresas públicas.

O comunista deu como exemplo o que acontece no Centro Regional de Abate (CRAM), em que os funcionários afetos à administração pública trabalham 35 horas semanais, ganham subsídio de insularidade e tiveram um aumento der 51 euros.

Em contraste, os restantes trabalhadores daquele organismo trabalham 40 horas, não ganham subsídio de insularidade nem tiveram aumento.

Para o deputado, "está ao alcance do Governo Regional garantir as 35 horas para todos os trabalhadores nas empresas públicas".

Sofia Canha, do PS, considera que a proposta é justa e considerou ainda ser pertinente discutir, na Região, o modelo dos quatro dias de trabalho para algumas empresas.

Do PSD, Bernardo Caldeira criticou o PCP por "ter estado seis anos calado" nesta matéria enquanto o partido a nível nacional fazia parte da 'Geringonça', no governo da República.

Disse ainda que a redução do horário de trabalho semanal é matéria da concertação social.

Élvio Sousa, líder parlamentar do JPP, entende que a proposta é uma via de abordagem a um problema, que também tem de passar por medidas da responsabilidade exclusiva da Assembleia da República, nomeadamente a revisão do código de trabalho.

Lopes da Fonseca comentou que o PCP "plagia-se a si próprio" com esta proposta. O líder parlamentar do CDS entende que as mudanças no horário dos trabalhadores tem de passar primeiro por alterações no cógido de trabalho, na Assembleia da República.

Paula Abreu

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Que efeito terá a candidatura de Jorge Carvalho à CMF?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas