"É fundamental implementar na nossa Região de uma vez por todas uma escola do Mar", que constitui uma aposta na literacia do mar, na formação profissional e investigação, nomeadamente.
Ricardo Lume, deputado único do PCP, defende uma proposta legislativa com vista à criação desse organismo, que considera importante para uma região com as especificidades da Madeira.
Uma proposta que vai merecer o chumbo da maioria parlamentar. Na discussão da iniciativa, Cláudia Gomes, do PSD disse que "não faz sentido criar uma escola pública nesta área" com custos para o erário, quando há uma resposta que oferece formação, ao nível do IPTL ou a escola náutica da Madeira.
Jacinto Serrão questionou a deputada do PSD sobre a falta de formação de nadadores salvadores, uma lacuna que afeta a região e os municípios do litoral todos os anos.
Cláudia Gomes lembrou que foi o governo que promoveu legislação com vista a melhoria das condições de trabalho destes profissionais.
Mafalda Gonçalves, do PS, disse que o partido é favorável à proposta do deputado comunista, por entender que podem dar resposta a situações de pesca, do ambiente, energia, construção naval, por exemplo, sendo também um polo criador de emprego.
Paula Abreu