MADEIRA Meteorologia

PCP pede a Lisboa majoração dos apoios da Segurança Social

    Data de publicação
    18 Janeiro 2024
    10:42

    O PCP leva ao plenário regional um projeto de proposta de Lei à Assembleia da República, intitulado ‘assegura uma majoração 2% nos apoios sociais da Segurança Social atribuídos aos residentes nas Regiões Autónomas através da alteração à Lei n.º 4/2007 que estabelece as bases gerais do sistema de segurança social

    Como o próprio título indica, em causa está uma reivindicação “da mais elementar justiça, para que todos os apoios sociais atribuídos pela Segurança Social tenham uma majoração”.

    O fundamento exposto por Ricardo Lume aponta para que “se é reconhecida a existência de custos adicionais na aquisição de bens e serviços, então necessário que o Estado seja também solidário, nesse princípio de equidade”.

    O deputado único explica que quantificação, de 2%, “vai em linha daquilo que foi aqui já aprovado no passado “porque a proposta esteve já na Assembleia República e agora com a dissolução, é necessário reforçar”.

    O PS, quer por intermédio de Isabel Garcês, quer pela voz de Patrícia Agrela, já deu nota de concordar com a pretensão, mas com uma dúbia leitura, pois deixaram implícita de que seria a Madeira a dever se chegar *a frente, isentando desta equação o Governo da República.

    “A autonomia tem instrumentos para isso, para retirar os madeirenses da pobreza”, conforme argumentando pela bancada socialista e, nesse contexto, foi ainda defendido que a majoração “deveria ser de 5%”, sendo também considerado que esta necessidade constitui “uma demonstração inequívoca que há muito para fazer no combate à pobreza na Madeira”.

    Ou seja, o objeto da proposta comunista é bem-vindo, mas deveria ser colocado na forma de decreto lei regional, defendem os socialistas.

    OPINIÃO EM DESTAQUE
    Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
    18/12/2025 08:00

    Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

    Ver todos os artigos

    88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

    Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

    Emissão Online

    Em direto

    Ouvir Agora
    INQUÉRITO / SONDAGEM

    Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

    Enviar Resultados
    RJM PODCASTS

    Mais Lidas

    Últimas