MADEIRA Meteorologia

PCP considera que trabalhadores da Região têm razões para participar na Jornada de Luta

Carla Sousa

Jornalista

Data de publicação
26 Fevereiro 2026
17:55

O PCP considera que os trabalhadores da Região Autónoma da Madeira têm razões acrescidas para aderir à Jornada de Luta do próximo sábado, convocada pelo movimento sindical unitário.

Numa ação de contacto realizada no centro do Funchal, o dirigente do PCP, Ricardo Lume, foi claro: “o chamado pacote laboral do Governo da República constitui uma autêntica declaração de guerra aos trabalhadores, representando um grave retrocesso nos direitos conquistados ao longo de décadas de luta”.

As medidas propostas, de acordo com o dirigente, apontam para o “agravamento dos baixos salários, a facilitação de despedimentos, o aprofundamento da precariedade e a desregulação dos horários de trabalho. Trata-se de mais exploração, mais instabilidade e menos direitos para quem vive do seu trabalho”.

Ricardo Lume sublinhou que, na Madeira, estas ameaças assumem uma dimensão ainda mais grave. “É uma região onde os trabalhadores do setor privado continuam privados do subsídio de insularidade, ao contrário do que sucede com os trabalhadores do setor público. É também a região do País com maior pressão inflacionista, onde o custo de vida pesa de forma particularmente dura nos rendimentos das famílias, assim como continua a ser uma das parcelas do País onde é mais caro assegurar o direito constitucional à habitação. A isto somam-se promessas repetidas e não cumpridas por parte do Governo Regional no que respeita à valorização de carreiras e à melhoria das condições de trabalho”.

Perante este quadro, o PCP afirma que não há neutralidade possível. É na rua, nos locais de trabalho e através da ação coletiva que será possível travar este pacote laboral e abrir caminho a uma política que valorize o trabalho e quem trabalha. Deste modo, o PCP apela a todos os trabalhadores da Região para que participem massivamente na Jornada de Luta do dia 28 de fevereiro, com concentração às 10h00 na Rua do Bom Jesus, junto à Casa Sindical, seguida de manifestação até à Rua Dr. Fernão Ornelas, no Funchal.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a opção de abandonar a intervenção no Caminho das Ginjas?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas