O vice-presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol, Lino Pita, reconheceu hoje as dificuldades sentidas pelos jovens na fixação de emprego e habitação no concelho, defendendo a criação de novos incentivos municipais.
No Parlamento na Comunidade, realizado no Centro Cultural John dos Passos, na Ponta do Sol, o autarca afirmou compreender as preocupações levantadas pelos jovens na plateia da iniciativa promovida pela ALRAM e pelo JM e sublinhou que, embora a Câmara não possa criar postos de trabalho para todos, pode atuar através de políticas de apoio.
“A Câmara Municipal não tem o poder de criar postos de trabalho para todos, mas pode criar incentivos para a fixação dos jovens no concelho”, afirmou.
Lino Pita destacou ainda que a autonomia permite às autarquias desenvolver regulamentos próprios em várias áreas, referindo estar em preparação uma nova estratégia municipal para a habitação e uma nova carta da habitação.
Entre as medidas em análise, apontou o reforço das respostas ao arrendamento e a revisão de programas anteriores, considerando que a estratégia do “primeiro direito” teve resultados muito limitados.
Na área do empreendedorismo, o vice-presidente anunciou também a intenção de reforçar apoios a jovens que queiram criar o próprio negócio.
“Queremos criar incentivos para apoiar jovens empreendedores que possam criar o seu próprio emprego”, referiu.
O autarca avançou ainda a criação de um conselho de juventude no município, com reuniões regulares para debate de políticas locais.
“Será criado um conselho de juventude para debater assuntos de interesse do município”, concluiu.