Num dia em que a Europa volta a bater recordes de temperatura, o PAN Madeira não deixa de demonstrar preocupação para estes fenômenos climáticos extremos. Isto porque estas ondas intensas de calor, além dos riscos e propensão para os incêndios, ainda traz uma série de consequências para a saúde, quer para as pessoas mais idosas quer para os animais, colocando ainda em risco a produtividade e qualidade do cultivo.
Sobre o mote 'o voto que faz diferença', o PAN defende a implementação de algumas medidas de caráter sustentável com impacto a longo prazo, e que certamente contribuirão para combater estas alterações. Defendemos nomeadamente uma maior sensibilização da população para estas questões, com o devido acompanhamento e fiscalização das entidades competentes, nomeadamente a nível camarário e o Instituto das Florestas. A regulamentação pelos Municípios do abate das árvores, a penalização do envenenamento das mesmas, a fiscalização sobre os gastos de água em terrenos privados com grandes áreas verdes e a preservação dos terrenos agrícolas.
Promover ainda a plantação de árvores e adoção de plantas nativas assim como bonificar as pessoas que mantenham arvoredo nos seus terrenos.
Na questão da prevenção dos incêndios, maior controle dos eucaliptos, enquanto planta invasora pois os mesmos são altamente inflamáveis.
Estas medidas fazem parte do programa eleitoral do partido, e pretendem levar a discussão das mesmas, caso elegem em setembro.