O Partido PAN Madeira tem estado a acompanhar a situação dos incêndios pelos diferentes concelhos da Região.
Em contacto com as entidades locais e associações do terreno, fez um levantamento das necessidades das pessoas, nomeadamente no que diz respeito à causa animal.
"Desde o primeiro momento, foi prioridade do PAN contactar as entidades competentes e associações no terreno, de modo a compreender quais as necessidades e de que forma poderíamos colaborar. Fizemos apelos através das redes sociais e dos órgãos de comunicação social, no sentido de não deixarem os animais para trás, e das pessoas não se deslocarem para as zonas afetadas, permitindo que as forças possam atuar no combate aos incêndios e na proteção das pessoas e dos animais", afirma a deputada eleita do PAN, Mónica Freitas.
Através dos contactos realizados, foi manifestada a necessidade de bens alimentares para os animais domésticos das famílias afetadas pelos incêndios, sobretudo no concelho da Calheta. O PAN em conjunto com a Associação ANIMAD, contactou o Pingo Doce para a possibilidade de doação de ração, que foi imediatamente disponibilizada.
A recolha foi feita pela equipa do PAN Madeira e entregue a associações do terreno que estão em contacto direto com as famílias assim como à Câmara Municipal da Calheta de modo a serem entregues a quem necessita.
O PAN Madeira esteve em contacto com a provedoria do animal, a Associação Ajuda Alimentar Cães, a Animad, diferentes cadeias de supermercado e os Municípios da Calheta e Porto Moniz.
A equipa divulgou ainda nas suas redes, a recolha de bens para a população alojada nos pavilhões Gimnodesportivos dos Prazeres e do Porto Moniz, apelando à solidariedade das pessoas num momento tão difícil.