MADEIRA Meteorologia

PAN reitera aposta na educação e na fixação de jovens

Data de publicação
20 Maio 2024
14:27

O PAN-M mostrou-se hoje sensível ao fecho de escolas, sobretudo primárias, e à baixa natalidade.

A candidatura defendeu, à margem de uma ação de campanha na Quinta Grande, ser essencial combater este “flagelo” e “pensar a longo prazo”. Deste modo, o partido diz ser essencial medidas de fixação de jovens, de promoção da natalidade, a par de propostas que tornem a docência uma profissão atraente e que combate a falta de professores.

“A educação sobretudo para a cidadania é fundamental nas escolas, na construção de cidadãos/as mais atentos/as e participativos. É urgente estimular o pensamento crítico, a responsabilidade civil sobre diversas matérias e a base para isso é a educação. As pessoas devem estar mais alerta e reivindicar os seus direitos”, frisou, Mónica Freitas, cabeça-de-lista, acrescentando que “a defesa e a valorização da carreira docente é uma medida estrutural e que permite uma reformulação concertada e inclusiva do ensino na Região”.

O PAN defende a vinculação de todos os docentes em três anos de serviço, independentemente do grupo de recrutamento, a reabilitação das escolas fechadas transformando em respostas sociais necessárias à comunidade, a continuidade e reforço da disciplina de cidadania educando sobretudo para questões essenciais, como a igualdade de género, consciência ambiental e a proteção animal. Defendemos ainda medidas de promoção da natalidade, com a conciliação da vida pessoal, profissional e familiar, mostrando o seu compromisso com a educação e com a carreira docente.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas