MADEIRA Meteorologia

PAN pede reestruturação da carreira de investigador científico e dignidade para os bolseiros

Data de publicação
18 Abril 2024
11:06

O PAN manifestou hoje preocupação com “abusos” que diz existirem no “aproveitamento de pessoal capacitado e altamente especializado”, mostrando-se particularmente sensível à precariedade na carreira de investigador científico nas instituições públicas.

“Muitas vezes veem o seu corpo técnico contratado para categorias diferentes e com base salarial mais baixa, apesar de efetuarem trabalho e desempenharem, na verdade, funções na investigação, carreira essa que oferece condições salariais mais atrativas, mas para as quais existe resistência na valorização do corpo pessoal”, aponta o partido.

“O PAN Madeira chama a atenção para os abusos relativos ao Estatuto de Bolseiro que serve, precisamente, quando se necessita de especialistas, altamente formados e com trabalho de topo, se possa recusar a desenvolver um vínculo permanente, estando os mesmos à mercê da instabilidade, não recebendo subsídio de férias, alimentação, natal, etc., dificultando gravemente a fixação dos mesmos e a formação de família e uma vez mais criando inércia à contratação de doutorados”, prossegue.

O Partido defende assim uma “reestruturação da carreira de investigador científico, criando atributos próprios que a tornem vantajosa, atrativa e a par com o restante da função pública”. “O PAN Madeira manifesta ainda que exercerá, perto das instituições competentes, toda a pressão e força necessária para que o aproveitamento de pessoal altamente capacitado deixe de ocorrer e exorta o Governo Regional a vincular o seu pessoal de forma justa e acreditada.”

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem vai ganhar a Taça de Portugal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas